Caminhada pelos Caminhos da Estrada Real
Do Arraial do Curral Del Rei ao Arraial dos Macacos

 



Roteiro Técnico Educativo



 A caminha ecológica vem promover uma maior integração entre alunos, escola, professores e proporcionar os participantes à oportunidade de estarem em contato com a natureza, praticando o mais antigo e gostoso esporte que é a caminhada. Durante todo o trajeto estaremos em meio a muita natureza trilhando os mesmos caminhos percorridos pelos bandeirantes e convivendo com os impactos causados pelo homem.


 Temas Transversais:


 O Bandeirante João Leite da Silva Ortiz e o ciclo do ouro em Minas Gerais. - O Arraial do Curral del Rei tipicamente rural. - A economia do Arraial baseada na criação de gado. - As razões para a escolha do Arraial Del Rei para a Nova Capital. - Relevo característico da Região Metropolitana de Belo Horizonte. - Clima predominante nas áreas de entorno da capital. – A formação dos condomínios e seu impacto ao meio natural – Paisagem natural, modificada e artificial - As nascentes dos ribeirões que formam o Rio das Velhas e o destino de suas águas. - Áreas de preservação e manejo. - O homem e o meio em que vive. - A relação de sobrevivência das espécies. - Cadeia alimentar. - A qualidade das águas. - Água potável e contaminada. – Estação de Tratamento de Água e Esgoto a solução da saúde de nossas águas. – O uso sustentável dos nossos Jogos de Meninas recursos naturais. – Mineração e degradação. – Água, sem ela não há mineração.


 Atividade ecológica


Caminhada ecológica por trilha interpretativa cortando as encostas do estremo sul da Serra do Espinhaço em direção a São Sebastião das Águas Claras em Nova Lima. Durante a caminhada é possível abordar os temas transversais dando enfoque direto aos pontos relevantes para a escola.


É possível coletar material para promover o enriquecimento do trabalho no laboratório da escola ou em sala de aula.


 Participantes


 Alunos do ensino fundamental a partir do 5º ano, médio e superior.


solicite a programação completa | voltar | imprimir | topo
TAUANÃ AGENCIA. DE VIAGENS E TURISMO LTDA.
Rua Monte Verde, 125 - B. São Salvador - CEP 30.881-410
Belo Horizonte - Minas Gerais - EMBRATUR MG 11.014601.10.0001-0
E-mail: contato@tauanaturismo.com.br
Tel.: 31.3477.7757 / 31.3032.4746 / 31.3050.7757 / 31.99159.0510