Manifestações Folclóricas Diversidade Cultural

Comunidades Indígenas e Quilombolas em Minas Gerais


 


 


Comunidades Indígenas



 Atualmente, apesar de convertidos em minoria da população ao longo dos 500 anos de colonização, cada vez mais os índios vêm criando instrumentos de interlocução com os "brancos" visando a garantia de seus direitos e a defesa de seus interesses, sobretudo têm viabilizado projetos de alternativas econômicas, cuja sustentabilidade possa conciliar a obtenção de renda, a proteção de suas tradições e a preservação da natureza.


Os povos indígenas têm suas opiniões sobre o "homem branco" e versões diferentes das nossas sobre a história do Brasil e a da humanidade, algumas das quais nos são repassadas durantes suas festas, rituais e jogos. Esta é a proposta da “Festa das Águas” onde podemos passar um dia de aculturamento indígena com a comunidade “Pataxó” fazendo o caminho inverso.


______________________________________________________


 Comunidades Quilombolas e Afrodescendentes


 Nesta atividade procuramos resgatar a importância e a influencia da cultura negra em Minas e no Brasil.


Quando se fala em quilombos imaginamos que são os locais isolados, formados por escravos negros fugidos dos maus tratos das senzalas.


Esta talvez seja a primeira idéia que vem à mente quando se pensa em quilombo, tendo com exemplo o Quilombo de Palmares, com seu herói Zumbi. Essa noção remete-nos a um passado remoto de nossa história, ligado exclusivamente ao período no qual houve escravidão no País. Quilombo seria, pois, uma forma de se rebelar contra esse sistema, seria onde os negros se escondiam e isolavam.


Hoje temos três comunidades no entorno de Belo Horizonte, onde é possivel participar de suas festividades religiosa e cultural, como também, fazer a troca de experiências.


 


solicite a programação completa | voltar | imprimir | topo
TAUANÃ AGENCIA. DE VIAGENS E TURISMO LTDA.
Rua Monte Verde, 125 - B. São Salvador - CEP 30.881-410
Belo Horizonte - Minas Gerais - EMBRATUR MG 11.014601.10.0001-0
E-mail: contato@tauanaturismo.com.br
Tel.: 31.3477.7757 / 31.3032.4746 / 31.3050.7757 / 31.99159.0510